A partir de meados dos anos oitenta, muitas outras companhias produziram seus próprios "dialetos" ou variações do produto e da ⭕️ linguagem.
Com o tempo, os competidores da Ashton-Tate introduziram os chamados produtos e compiladores "clones", que introduziam funcionalidades de programação mais ⭕️ robustas, tais como funções definidas pelo usuário (UDFs) para complementar as funções básicas contidas no produto, variáveis com escopo definido, ⭕️ com menor possibilidade de serem afetadas por processos externos, arrays para manuseio de dados complexos, funcionalidades de empacotamento para a ⭕️ entrega de aplicações na forma de arquivos executáveis sem interpretadores em tempo de execução, sintaxe orientada a objeto, e interfaces ⭕️ para o acesso aos dados de gerenciadores de bancos de dados externos.
O dBase também foi uma das primeiras linguagens orientadas ⭕️ a negócio a implementar interpretação de strings (muito antes de Perl).
Esse é um exemplo de uma funcionalidade que fez a ⭕️ programação dBase flexível e dinâmica, às vezes chamada "meta ability" pelos profissionais.
O termo XBase é frequentemente utilizado para esse grupo ⭕️ de aplicações.
pixbet download iphone