Uma das fake news mais espalhadas, segundo o banco público responsável pela loteria federal, é a de que as bolas 3️⃣ numeradas utilizadas nos sorteios teriam pesos diferentes, tornando previsíveis os números sorteados.
Segundo a Caixa, todas as bolinhas são feitas de 3️⃣ borracha maciça e possuem o mesmo peso e diâmetro, de 66 gramas e 50 milímetros, respectivamente. Um instituto de metrologia 3️⃣ especializado faz verificações periódicas dessas características, de modo a atestar a integridade e aleatoriedade dos sorteios, informou o banco.
“Mantemos contrato 3️⃣ com a entidade responsável pela aferição das bolas e esse documento é público”, explica a gerente executiva da Superintendência Nacional 3️⃣ de Loterias da CAIXA, Barbara Sakamoto.
Outra notícia falsa que volta a circular com mais força perto da Mega da Virada 3️⃣ é a de que os sorteios não são fiscalizados. A Caixa informa que, na verdade, a cada sorteio, são selecionados 3️⃣ representantes do público presente no local para acompanharem cada etapa, desde a abertura das maletas e carregamento dos globos até 3️⃣ a confirmação dos números sorteados e o fechamento das maletas no final.
É feita uma verificação para que não sejam selecionados 3️⃣ como auditores nenhum funcionário da Caixa nem donos ou empregados de lotéricas. Em 7games ativo de jogos sorteios de maior monta, como o 3️⃣ da Mega da Virada, fiscais do Ministério da Fazenda também auditam todas as etapas, segundo o banco.
3.5 1xbet